terça-feira, 2 de outubro de 2012


A ÉPOCA DE VARGAS(1930-1945)

 

 

   Ao lado da ascensão da burguesia urbana e da classe média, outros fatores atuaram na queda da republica velha. Entre eles, a crise de 1929, que, iniciada com a queda da Bolsa de Nova York, colocaria por terra a política de valorização do café. O fator imediato da crise que levou à revolução de30 foi dissidência oligárquica: Washington Luis rompeu o acordo com Minas Gerais, indicando para a sucessão outro paulista, Júlio prestes.

   Antonio Carlos, governador mineiro, vendo frutadas suas pretensões, uniu-se a Getulio Vargas, formando a Aliança Liberal, que lançou este ultimo como candidato à presidência. Para vice foi escolhido João Pessoa, da Paraíba. Todavia venceu Júlio prestes. Ocorreu então o assassinato de João pessoa, que complicou o quadro político: o tenente coronel Goés Monteiro rebelou-se no Rio Grande do Sul e Juarez Távora, no nordeste.

   No Rio, Washington Luis foi deposto e formou-se uma junta militar, que em seguida, entrou o poder a Vargas.

 

Getulio Vargas ,conhecido em seu governo como”pai dos pobres e mãe dos ricos”(óleo de A. Teixeira)

 

     A ditadura de Getulio Vargas foi, em principio, apresentada como situação transitória. Prolongar-se-ia, contudo, por vários anos com amplos poderes. Getulio inaugurou um novo modelo de política: o populismo e o nacionalismo.

    Agindo com extrema habilidade, foi mediador e arbitro das forças antagônicas que o apoiavam: massas proletárias e das classes medias urbanas, oligarquias dissidentes e tenentes, reforçando assim seu poder pessoal.

    O poder publico se tornava mais intervencionista na economia, iniciando um acelerado processo de industrialização, substituindo as importações, e contemplava outros interesses sociais, sobre a tutela do Estado.

    Os tenentes, agora no poder, substituíram os governadores por interventores nomeados e se incumbiram de neutralizar as possíveis resistências dos velhos poderes locais e conseguir, assim, consolidar a republica em plano nacional.

    Em 1932, em São Paulo, onde havia um descontentamento com o governo centralizador de Vargas, eclodiu o “movimento constitucionalista”, que após meses foi subjugado. Esse movimento reclamava a volta a um regime representativo. Os paulistas foram derrotados, mas vingou a idéia da constituinte. Em 1934, a segunda constituição brasileira do período republicano foi concluída e trazia como novidade a “legislação trabalhista”, que compreendia o salário-mínimo e as garantias de estabilidade no serviço, o direito à previdência social e as associações de classe; o voto feminino, eleições diretas para todos os cargos, exceção feita à primeira eleição presidencial.

   Em 1934, o congresso elegeu Getulio Vargas presidente de republica para governar ate 1938, quando ocorreriam novas eleições. Esse período de era Vargas ficou conhecido como governo constitucional.

       O governo constitucional foi o período em que a política foi fortemente influenciada pelas ideologias que agitavam a Europa. O nazi-facismo inspirou a criação da Ação integralista Brasileira (AIB) e o socialismo-marxismo, a Aliança Nacional Libertada (ANL). Esses dois grupos promoveram ações de enfrentamento e espalharam a violência. Forças do governo se opunham as idéias da ANL e propunha seu fechamento, o que veio a acontecer em 1935. Mesmo na ilegalidade, em novembro desse mesmo ano, os aliancistas promoveram a revolta conhecida como a Intentona Comunista, que fracassou em seu objetivo de envolver as massas num movimento revolucionário de esquerda.

     Esse episodio, no entanto, deu ao governo o argumento necessário para por em pratica uma grande operação de repressão, que incluía tortura e prisões de envolvidos e simples suspeitos, decretou estado de sitio e suspendeu as garantias constitucionais deixando, uma sitiação propicia a um golpe estado.

Em 1937,em plena campanha eleitoral para sua sucessão, Vargas, apoiado pelas Forças Armadas, da um golpe e institui o Estado Novo .

    O  estado novo iniciou-se uma fase ditatorial da era de Vargas.Esse sistema perdurou ate 1945 e se caracterizou pelo poder centralizado no executivo e pelo aumento de ação intervencionista na economia. Para afastar toda e qualquer oposição ele fecha os partidos políticos e estabelece um rígido controle dos meios de comunicação. No inicio da guerra, Vargas procurou não deixar clara sua posição. Imagina-se que Vargas se identificava com os regimes ditatoriais participantes da guerra.

   Quando os estados unidos entraram na guerra em dezembro, o Brasil tomou partido dos aliados e passou a fornecer matéria-prima a eles. O nordeste brasileiro se tornou uma base estrangeira para as operações aliadas. O Brasil se colocou, portanto contra a Alemanha.

   Em 1943, começava a se formar a FEB para lutar ao lado dos americanos contra as forças nazistas na Itália. Isto provocou uma contradição: internamente tínhamos um governo autoritário e no plano externo enviávamos soldados para combater ditaduras.

   A  oposição ao governo Vargas se acentuou: manifestações exigindo o fim do governo ditatorial surgiam através dos estudantes, da elite mineira, dos oficiais em batalha  na Europa, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos escritores.

   Vargas, sentindo o novo rumo dos acontecimentos, decretou o Alto Adicional, que previa eleições presidenciais. Enquanto isso,articulava uma transição para a democracia que o mantivesse no poder, usando o movimento chamado Quererismo(o lema era:queremos Getulio!). Fracassada essa idéia, Getulio renunciou em 29 de outubro de 1945.  

                  

 
ALUNO:GRASIELLY ARAUJO 1A
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário