sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ALGUMAS JUSTIFICATIVAS IDEOLÓGICAS PARA A ADVENTO DO NAZISMO, SEGUNDO A VISÃO DE FILÓSOFOS - SOCIOLOGIA E FILOSOFIA/ ESTADO TOTALITÁRIO - III UNIDADE

HEGEL:
O ESTADO É A MAIS IMPORTANTE DAS SOCIEDADES MORAIS, CONSTITUINDO UMA UNIDADE SUPERIOR, POIS FUNDE EM SI A ESSÊNCIA DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE CIVIL. CONSTITUI-SE NA REALIDADE PLENA E ÍNTEGRA DA IDEIA MORAL E SUA EXISTÊNCIA ASSINALA " A MARCHA DE DEUS PELO MUNDO". MAIS AINDA, O ESTADO CONSTITUI-SE NUM CENTRO E FUNDAMENTO DE TODOS OS ELEMENTOS CONCRETOS DA VIDA SOCIAL; É UMA TOTALIDADE MORAL, DE TAL FORMA QUE FORA DELA OS INDIVÍDUOS NÃO POSSUEM QUALQUER VALOR PRÓPRIO. " NO MUNDO GERMÂNICO, O ESPÍRITO É LIVRE POR EXCELÊNCIA E TODOS SABEM  QUE TEM SEUS PRÓPRIOS DIREITOS; O INDIVIDUAL SE UNE; O INFINITO E O FINITO SE RECONCILIAM; SEU LUGAR É A EUROPA OCIDENTAL"

FICHTE:
A PREGAÇÃO NACIONALISTA DESSE FILÓSOFO ALEMÃO, ALIADA A UMA CONCEPÇÃO ROMÂNTICA E IDEALISTA DE NAÇÃO, SALIENTA A GRANDE INFLUÊNCIA DOS ALEMÃES ENTRE OS OUTROS POVOS. SEU CONCEITO DE POVO EXPRESSAVA: " UM CONJUNTO DE HOMENS QUE VIVEM EM SOCIEDADE E SE APERFEIÇOAM UNS AOS OUTROS ESPIRITUAL E NATURALMENTE, OBEDECENDO A UMA LEI DE DESENVOLVIMENTO ESPECIAL E CORRETA DA DIVINDADE".

NIETZSCHE:
A FILOSOFIA DE NIETZSCHE APRESENTA UMA GLORIFICAÇÃO DO " SUPER-HOMEM" QUE DEVERIA ATUAR " ALÉM DO BEM E DO MAL": " AO HOMEM SÃO IMPOSTOS MUITAS CADEIAS ( ... ) MAS AGORA ELE AINDA SOFRE POR TER CARREGADO POR MUITO TEMPO SUAS CADEIAS, POR TER-LHE FALTADO TANTO TEMPO AR MAIS PURO E MOVIMENTAÇÃO MAIS LIVRE: ESSAS CADEIAS, PORÉM, EU O REPITO SEMPRE E SEMPRE DE NOVO, SÃO AQUELAS GRAVES E SIGNIFICATIVOS ERROS DAS REPRESENTAÇÕES MORAIS, RELIGIOSAS, METAFÍSICAS. SOMENTE QUANDO A DOENÇA DAS CADEIAS ESTIVER SUPERADA, ESTARÁ ALCANÇANDO INTEIRAMENTE O PRIMEIRO GRANDE ALVO: SEPARAR-SE O HOMEM DOS ANIMAIS."

RATZEL:
A SUA GEOPOLÍTICA, APRESENTA UM ASPECTO POLÍTICO PRÁTICO, DE TIPO IMPERIALISTA, FAZENDO REFERÊNCIA AO SOLO COMO PROPRIEDADE DO ESTADO PARA A GRANDEZA DESTE: " O TERRITÓRIO É UM FATOR ATIVO, E NENHUMA SOCIEDADE PODE EXISTIR SEM UMA PARTE DO TERRITÓRIO A QUE SE LIGUE. É O PRINCIPAL MOTOR DO PROGRESSO E DA MESMA FORMA É A BASE, O PRESSUPOSTO OU ELEMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TODO O ESTADO.

                              RETIRADO DO LIVRO: DICIONÁRIO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DOS SOCIÓLOGOS, DE ALFREDO POVIÑA, 1976


TURMA:  1  A
ALUNA :   AÇUCENA FERREIRA ARAÚJO


Nenhum comentário:

Postar um comentário