terça-feira, 24 de abril de 2012

Carlos Antonio, Elton Alves, 1°C Vespertino. Mito. Um mito (do grego antigo μυθος, translit. "mithós") é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem em cerimônias, danças, orações e sacrifícios. O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia.

Um comentário:

  1. Carlos Antonio e Elton,
    Gostei da postagem de vocês, mas é necessário dizer a fonte de um foi retirado o texto. Se foram vocês que escreveram, deveriam citar a autoria.
    Também, teria sido mais interessante, para enriquecer o atividade, poderiam ter mostrado, através de um exemplo, como certos acontecimentos históricos adquirem "carga sim-bólica para uma dada cultura", o que ocorre com frequência em todos os períodos da História das Civilizações.
    Abraços,
    Mônica Ferreira dos Santos

    ResponderExcluir